segunda-feira, 22 de março de 2010

Convite à Física - IFUSP

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes na graduação na Universidade de São Paulo, independente da área ou carreira que estejam cursando.

Ele é organizado pelo Departamento de Física Matemática do IFUSP e, a partir de 2007, tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Seu objetivo é apresentar a Física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível, discutindo seus métodos, suas contribuições à visão que temos do mundo e suas aplicações diversas a outras Ciências e à Tecnologia em geral.

Os colóquios da série Convite à Física são realizados sempre às quartas-feiras às 18:00 horas, no Auditório Abrahão de Moares do IFUSP.

A entrada é livre e nenhuma inscrição prévia é necessária.

A série de colóquios Convite à Física pretende apresentar a Física como ciência fundamental de profunda relevância para uma melhor compreensão do mundo, enfatizando, por um lado, sua origem empírica e, por outro, sua necessidade de abstração.

Na série de colóquios Convite à Física deseja-se proporcionar ao estudante ingressante uma oportunidade de apreender as diversas dimensões que caracterizam a Física. Deseja-se auxiliá-lo quanto à melhor forma de abordar o estudo da Física, tanto no sentido de melhor orientar sua aprendizagem através de uma exposição dos métodos e propósitos dessa ciência, quanto no sentido de revelar-lhe a importância central que o contacto com a pesquisa e com pesquisadores atuantes tem na formação universitária.

Procura-se apresentar a Física como uma atividade essencialmente investigativa, movida pela curiosidade intelectual, em particular, mostrando que nela o conhecimento é vivo, em constante evolução, e não está apenas nos livros que relatam os resultados estabelecidos de investigações passadas. Espera-se, assim, contribuir para estimular os estudantes a aproveitarem plenamente sua passagem pela USP.

Sobre a programação de 2010:

Os colóquios de 2010 versarão sobre diversos temas que buscarão informar sobre o estado da arte do nosso conhecimento em Física e instigar a curiosidade científica dos estudantes ingressantes.

Iniciaremos o ano com um Panorama da Física, passando pela teoria da relatividade e a exitência de buracos negros, a busca de novos materiais como nanotubos de carbono, técnicas de datação e suas aplicaçãoes a outras ciéncias, os fantásticos aceleradores cósmicos e o maior acelerador feito pelo homem: o LHC.

O que é o Princípio de Equivalência? O que são as Teorias de Cordas? O que é Matéria Escura? Qual a importância das simetrias na Física? O que são Supersimetrias? Essas serão algumas das questões que abordaremos nos colóquios deste ano. Como sempre terminaremos o ano com uma palestra sobre o Nobel de Física do ano.
Melhores informações no link abaixo :
http://fma.if.usp.br/convite/ConvitesHTML/index.html